Áreas de Conhecimento

ÁREAS DE CONHECIMENTO E EIXOS DE FORMAÇÃO

O PPFRH contempla nove áreas do conhecimento, com subáreas temáticas, a partir das quais se constituem seus respectivos eixos de formação:

I Engenharias / ll Computação e tecnologias da informação: Formar profissionais com competências técnicas, analíticas e multidisciplinares, capazes de projetar, integrar e aplicar soluções inovadoras baseadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em consonância com as demandas da transformação digital e da Indústria 4.0. (cursos de Engenharia da Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação; Telecomunicações; Eletrônica; Eletrotécnica; Mecânica; Produção).

III – Bioeconomia: Formar profissionais com sólida base científica, tecnológica e ética, capazes de atuar de forma inovadora e responsável em processos e produtos biotecnológicos, promovendo soluções alinhadas às demandas da bioeconomia, da saúde, da sustentabilidade ambiental e da segurança alimentar. A formação visa contribuir para o fortalecimento das cadeias produtivas estratégicas da Amazônia, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento regional, valorizando o uso sustentável da biodiversidade e ampliando as capacidades técnicas
e científicas nos estados do Amazonas, Amapá e demais áreas da Amazônia Legal.

IV – Pesca e aquicultura: Formar mão-de-obra capacitada para atuar de maneira inovadora, sustentável e tecnicamente qualificada nos diversos elos da cadeia produtiva pesqueira, com domínio de tecnologias emergentes aplicadas ao processamento, cultivo, automação e desenvolvimento de produtos e serviços, contribuindo para o fortalecimento da economia azul e a conservação dos recursos aquáticos na Amazônia Ocidental e no Estado do Amapá.

V – Produção agropecuária e agroflorestal sustentável: Formar profissionais em agroecologia capacitados para desenvolver, implementar e difundir práticas sustentáveis voltadas à produção agrícola, com foco na gestão eficiente da água, reaproveitamento de insumos, tratamento de
efluentes, aplicação de biotecnologia e promoção da inclusão social, contribuindo para um modelo produtivo ambientalmente responsável e socialmente justo.

VI – Fármacos e cosméticos: Formar profissionais qualificados para atuar no setor farmacêutico, com domínio teórico e prático nas áreas de prospecção de ativos, formulação de cosméticos, biotecnologia aplicada e desenvolvimento de produtos e serviços, capacitando-os para
enfrentar os desafios científicos, tecnológicos e mercadológicos de um ambiente em constante inovação.

VII – Energias renováveis: Formar profissionais capacitados para atuar no setor de energias renováveis e tecnologias sustentáveis, com domínio de fundamentos técnicos, biotecnológicos e gerenciais, aptos a desenvolver, implementar e inovar em soluções energéticas limpas, eficientes e adaptadas às demandas ambientais, econômicas e sociais contemporâneas.

VIII – Ciência e tecnologia dos alimentos: Formar profissionais capacitados para atuar de forma inovadora e sustentável no setor de alimentos, com domínio de técnicas de conservação, uso de ingredientes bioativos e desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendam às exigências do mercado e contribuam para a segurança alimentar, a saúde pública e o fortalecimento da cadeia produtiva regional.

IX – Empreendedorismo: Capacitar os participantes para atuarem de forma estratégica no ecossistema empreendedor, por meio do domínio de competências relacionadas ao desenvolvimento de negócios, transformação digital, gerenciamento de riscos, gestão organizacional, marketing digital e mentalidade empreendedora, com vistas à criação, consolidação e expansão de empreendimentos sustentáveis e inovadores.

Os projetos prioritários de formação de recursos humanos irão abranger
os seguintes eixos de formação:

Os projetos prioritários de formação de recursos humanos irão abranger os seguintes eixos de formação:

a) Big Data;
b) Computação em Nuvem;
c) Processamento de sinais;
d) Inteligência Artificial;
e) Realidade Aumentada e virtual;
f) Internet das Coisas;
g) Programação e Desenvolvimento de Sistemas;
h) Segurança Cibernética; e
i) Desenvolvimento de produtos e serviços;

a) Redes 5G e superiores;
b) Robótica e automação de processos industriais;
c) Processamento de sinais;
d) Sistemas embarcados; e
e) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Inserção automática;
b) Impressão 3D e manufatura aditiva;
c) Robótica e automação de processos industriais;
d) Processamento de sinais; e
e) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Energias alternativas;
b) Impressão 3D e manufatura aditiva;
c) Robótica e automação de processos industriais;
d) Processamento de sinais;
e) Fábrica verde;
f) Sistemas de Controle; e
g) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Climatização e refrigeração;
b) Impressão 3D e Manufatura Aditiva;
c) Robótica e automação de processos industriais;
d) Operação de máquinas e equipamentos;
e) Manutenção de máquinas industriais;
f) Programação de máquinas; e
g) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Produtos e processos (planejamento e controle);
b) Impressão 3D e manufatura aditiva;
c) Robótica e automação de processos industriais;
d) Gestão Industrial;
e) Logística;
f) Manutenção; e
g) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Tecnologias de suportes ao processamento de pescado;
b) Impressão 3D e manufatura aditiva;
c) Robótica e automação de processos industriais;
d) Sistema de cultivo de organismos aquáticos;
e) Biotecnologia aplicada; e
f) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Prospecção de ativos;
b) Formulação e desenvolvimento de cosméticos;
c) Biotecnologia aplicada;
d) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Otimização do uso de água;
b) Reaproveitamento de insumos;
c) Tratamento de efluentes;
d) Biotecnologia aplicada; e
e) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Sistemas de energias renováveis;
b) Biotecnologia aplicada; e
c) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Métodos de conservação;
b) Uso de ingredientes bioativos; e
c) Desenvolvimento de produtos e serviços.

a) Desenvolvimento de negócios;
b) Transformação digital;
c) Gerenciamento de riscos;
d) Gestão organizacional;
e) Marketing Digital e estratégias;
f) Desenvolvimento de produtos e serviços.

O PPFRH na condição de agente para a superação aos desafios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pretende contribuir com a expansão da oferta de profissionais qualificados, gerando impacto social e econômico positivo, possibilitando a redução das desigualdades de forma ampla alinhadas aos temas propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas